Sobre mim

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Setembro amarelo e conscientização sobre o suicídio!

Oi gente,hoje é domingo e cá estou eu escrevendo para vocês.É muito amor,viu?Queria muito liberar esse post hoje,pois creio que é muito importante,mas só liberarei ele terça mesmo!Se você está lendo isso,provavelmente é terça.Terça dia 6/9.Ou seja,finalmente acabou agosto e começou setembro.E com setembro vem a campanha de conscientização sobre o suicídio!O setembro amarelo.
Setembro amarelo é uma forma análoga ao outubro rosa e ao novembro azul,só que com outro tema,tão importante quanto o câncer,tão saúde pública quanto o câncer,mas muito mais ignorado e silenciado que o câncer.Setembro amarelo é sobre o suicídio,uma questão de saúde pública,que não leva tanta importância e ainda tratada com desdém.
Cristo Redentor - RJ
Quero que meu blog conscientize e não produza leitores desinformados e acríticos.Quero que os mesmos leiam meus posts e conversem comigo sobre suas próprias convicções e opiniões,compartilhem experiências e se sintam bem para isso.Preciso também frisar que alguns assuntos tratados aqui,serão pesados e tensos,difíceis de lidar.Mas não é por isso que eu vá me calar,sabendo que acontece e apenas ignorando o fato.Só para vocês terem uma noção,pesquisei e achei(dados segundo a OMS),o suicídio mata mais jovens do que o HIV. E,encontrei esse trecho no site da BBC(leia a matéria na íntegra clicando aqui) ''De acordo com a OMS, 800 mil pessoas cometem suicídio todos os anos. E para cada caso fatal há pelo menos outras 20 tentativas fracassadas.
"Para a faixa etária de 15 a 29 anos, apenas acidentes de trânsito matam mais. E se você analisar as diferenças de gênero, o suicídio é a causa primária de mortes para mulheres neste grupo", diz à BBC Alexandra Fleischmann, especialista da OMS.''
''Todos os dias pelo menos 32 brasileiros tiram a própria vida, resultado da falta de prevenção que poderia ter poupado pelo menos 28 dessas pessoas. São dados do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) que causam espanto, mas retratam uma realidade de tabus e mitos. Em todo o mundo, estima-se que ocorra um suicídio a cada 40 segundos.''(link aqui)
Desses mesmos dados que a OMS liberou,informam que o nosso país é o oitavo no ranking de suicídios no mundo e aí?Vai ignorar mesmo?Se você vai ou não,essa é uma escolha sua(sujeita a muito egoísmo ou empatia),mas o pessoal do Setembro Amarelo não vai!Desde 2014 que desenvolvem esse projeto para ''conscientizar sobre a prevenção do suicídio''.O projeto vale para o mês todo,mas como dia 10 é o dia mundial do suicídio,essa data recebe maior atenção.
Vou deixar abaixo um link informativo que peguei no site do Setembro Amarelo. Para acessar,basta clicar >>> Cartilha em pdf Falando sobre suicídio.

Não se cale diante disso,contribua para que isso não seja mais um tabu.Converse,se ponha à disposição de quem passa por esses problemas.Busque ouvir e compreender.Lutar contra o suicídio e a depressão é terrível e cruel,e sozinho se torna pior.A depressão é incurável e ingrata.Mas,dividir as dores com alguém que você confia e sabe que te ama,torna tudo isso mais suportável.Então,se você passa por isso e precisa de alguém para conversar,me contate por email(fefezinhalindinha.123@gmail.com),caso se sinta à vontade.Caso contrário,pense naquele seu amigo mais compreensível,naquele amigo virtual,cabe citar os pais aqui?Mas se você não passa por isso e nem conhece ninguém que passe,faça parte disso também(tem um blog?ajude a divulgar a campanha,por exemplo)A gente sabe que apenas a militância de internet não vai prevenir o suicídio,mas trazer informação e mostrar que há quem se importe com essas pessoas,já é um começo.Tudo isso aliado à sensibilidade no dia a dia,para notar aquele seu amigo que não anda bem,àquela sua amiga que se corta,que tem problemas de aceitação,vamos prevenir essas atitudes que podem culminar para uma depressão.Mas não cheguem com essa de ''é mente vazia'' ou que ''tem que ver as coisas boas do mundo'',otimismo não é a solução.As vezes não falar nada,é só o que queremos.Que alguém nos ouça e nos compreenda.Enfim,mostre se à disposição por essa causa.Mas fer,eu não conheço ninguém que passe por isso!Tem certeza?Procure saber da saúde mental dos seus amigos e conhecidos,para saber se realmente,ninguém que te cerca passa por algum desses problemas.
Galerinha,é isso.Espero que tenham entendido o recado e que não se mantenham calados diante disso.Não é porque não acontece perto de você,que não aconteça e que por isso você não deva se solidarizar.Tentem conviver com isso.
Beijões da fer♥

17 comentários:

  1. Eu amei essa conscientização. Achei bem legal, pois tem pessoas que estão passando isso ao nosso redor e muito acham que é drama, mal sabem o que se passa com a pessoa.
    Beijos.

    sonhosdegarota.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Érika!Que bom que gostou,acho super válido e necessário também.
      Beijos

      Excluir
  2. Essas campanhas de conscientização são ótimas, realmente as vezes temos pessoas do nosso lado passando por isso e nem sabemos.

    beijos

    onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Meninas!Concordo plenamente,precisamos nos atentar mais,né?
      Beijão

      Excluir
  3. Oiii Fer! Impressionante como o número de pessoas que cometem suicídio é alto. Não sabia dessa campanha, mas adorei saber e irei compartilhar! A sua iniciativa foi maravilhosa, adorei mesmo. E também já estou seguindo o seu blog <3

    ***Beijokas -Hellen Barros.

    Apenas Giz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Hellen!Quando fiz o post,me horrorizei com os números.Realmente a campanha é recente,mas pelo menos me sinto melhor de ter ajudado a divulgar!♥Obrigada pelo carinho!
      Beijão

      Excluir
  4. Olá,vim conhecer seu blog e dei logo de cara com essa matéria importantíssima e muito esclarecedora.Bela iniciativa amiga vou compartilhar.bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tania!É verdade,precisei falar disso.Que ótimo saber que vai fazer sua parte também,esse era o obl=jetivo.
      Beijão♥

      Excluir
  5. Parabéns Fer, pela iniciativa, falando sobre o assunto, esclarecendo, conscientizando e estimulando a prevenção para reverter esse cenário.
    Beijos

    http://podernasmaos-podernasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!Obrigada,mas é mais que minha obrigação,sabe?
      Beijão

      Excluir
  6. Olá,
    O suicidio vem através de transtornos "mentais", ou as doenças da mente, e está atrelado sempre a algum aspecto da vida de algum individuo. Eu mesma não tive amigos suicidas, mas com transtornos de depressão, bipolaridade, alto-mutilação, e afins... É importante e achei muito bacana sua iniciativa de publicar uma pequena matéria de opinião para fazerem as pessoas se conscientizarem para um problema que está bem embaixo de nossos narizes.

    Beijos
    Karolini
    womenrocker.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Rocker!!Também já tive,inclusive ainda tenho,amigos assim.Muito bom saber que um dia eu pude ajudar a eles.Também acho bem importante e necessário.Obrigada!
      Beijão

      Excluir
  7. Olá, Fer! É assustador a quantidade de pessoas que cometem suicídio a cada dia. Esta campanha é importantíssima para que todos possam se sensibilizar e estimular a prevenção. Seguindo o blog linda. Bjus

    http://liza-pink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliza!Com certeza,bate até uma trsiteza,né?Concordo plenamente.
      Obrigada pelo carinho
      Beijão

      Excluir
  8. Essa campanha é muito importante e infelizmente ainda tem gente que brinca ou não leva a sério.
    Adorei o post, esse assunto DEVE ser abordado!
    Beijo

    Blog Lua Soares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lua!Concordo com vocÇe e simpatizo com a campanha,por isso ajudei a divulgar essa ideia!
      Beijão

      Excluir
  9. muito bom legal,ja estou te seguindo

    se puder da uma olhada no meu
    bloggerdoalunodeti.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :) Fico feliz por seu comentário , pode deixar que eu respondo .
Sinta-se livre aqui e seja bem vinda .
Se seguir e quiser que eu retribua é só pedir .
Volte sempre e beijos :3